Alô senhores(as) das cartinhas! Olha quem voltou! Kuninory na área. Eu estive escondido? Foragido? Perdido? Não! Hehe…
Ao contrário do que parece eu estive observando bem de perto os acontecimentos da Liga e do Game local. E devo dizer que nunca estive tão excitado com as discussões e mudanças que vieram tanto na Liga quanto no comportamento de alguns Duelistas. Essa Segunda Temporada está sendo uma temporada de mudanças. E como na grande maioria das vezes na vida real, mudanças vem precedidas de incômodos. Sim, assim como o título desse post sugere, sem dor, sem ganho, e não está sendo nem vai ser diferente na Liga Goiana.
Mas vamos ao que realmente interessa e largar de blablabla de quem faz tempo que não dá as caras no Blog.
Houveram mudanças na documentação da Liga. “De novo Akitaya?…” Sim, estamos na versão 3.0 já, e isso eu e o Conselho Superior devemos aos senhores que estão participando ativamente e até aos não ativos. As mudanças principais foram resumidamente:
– NÃO EXISTE MAIS O STATUS DE “NOVATO” OU “INICIANTE”;
– Não existe mais a Comissão de Novatos;
– Na Segunda Temporada não mais vão acontecer os campeonatos paralelos regulares para as Classes Yellow e Red;
– Foram atualizadas as regras no que dizem respeito às Guildas;
– As pontuações dos Big Champs foram alteradas;
– Incentivos aos Duelistas vindos da Liga agora serão unica e exclusivamente para os que participam ativamente e tem demonstrado que tem interesse de crescer no jogo;
Agora algumas explicações. De cara alguns devem estar pensando: “Nossa, que grosso esse Akitaya e a Liga…”. Mas não é bem assim. Todas as alterações e decisões foram feitas tomadas mediante o estudo e análises críticas dos fatos que vinham acontecendo no nosso ambiente. Por que não existe mais o que chamávamos de “Novato”? Por que não estava dando um retorno satisfatório tanto da Liga para os Duelistas quanto dos Duelistas para a Liga, com isso, todo mundo é igual agora. E a Comissão de Novatos? Pois é, não tem mais “Novato” né? Vamos para o próximo tópico?
Por que não vamos ter mais eventos regulares para as Classes Yellow e Red? Esse tipo de evento foi criado na melhor das intenções pela Liga, mas já estava ficando estranho a situação. Muitos players deram a ideia até meio que indiretamente de que seria muito bom separar os PRO Players dos menos experientes em torneios separados. Com isso a Liga fez os eventos especiais de classe toda semana, e adivinha, chegou a um ponto que os níveis estavam quase iguais. As finais de ambos os eventos estavam tendo Deck fortíssimos. Com isso já não estava mais fazendo sentido manter dois eventos separados, sendo que o nível das finais estavam muito parecidos. E o que o fato de juntar todo mundo num mesmo campeonato vai trazer de bom? Basta comparar isso com um MMO RPG qualquer. Se você está Upando, você provavelmente vai começar a matar bichos mais fracos, mas depois de um tempo, você vai ter que matar muito bicho fraco para subir um nível, com isso, o normal é procurar bichos mais fortes correto? O mesmo se aplica no Game local, não que os bichos mais fracos sejam os players menos experientes, mas sim o jogo em si. Considere os bichos fracos como os jogos For Fun e treinos rotineiros que você joga, em contrapartida, considere um jogo qualquer de um torneio semanal como um bicho mais forte, pois você vai ter que se esforçar mais e se empenhar mais para ganhar e assim adquirir mais experiência. E quando você enfrentar um PRO Player num Big Champs, considere como um MVP voraz louco pra sugar até a última gota de HP seu. Mas aí que está o legal da coisa, se você ganhar de um PRO Player você ganha muito em experiência, autoestima e seu ego vai lá em cima, e se você perder, você só vai perder o jogo, parabéns pro PRO Player que ganhou, mas você vai perceber que ele vai ter deixado muita coisa pra trás, possivelmente até mais experiencia em jogo do que se você tivesse ganho dele. Nisso o próximo passo depois da derrota é procurar melhorar as deficiências para que numa próxima oportunidade o resultado seja diferente. Por tanto, NÃO tenha medo de jogar com PRO Players, de qualquer forma quem vai sair ganhando é você.
Quanto as pontuações alteradas dos Big Champs, foi um recálculo baseado no fato de que em campeonatos regulares os 3º e 4º lugares sempre ganham a mesma premiação e pontuação. O que foi feito foi apenas o balanceamento para que isso se tornasse uma verdade nos Big Champs também e pra ninguém ficar dependendo de critérios de desempates misteriosos.
Isso foi apenas um resumo das alterações da documentação da Liga. É MUITO aconselhável que TODOS leiam a documentação. Ela se encontra na pasta de arquivos do Grupo do Face “Yu-Gi-Oh Goiania” e tambem no OneDrive da Liga, o link dele se encontra na descrição do grupo e aqui: http://1drv.ms/1dcQa8U
E depois desse texto todo, tem mais coisa? Sim! Já temos definidos desde 01/04/2015 os detentores de duas vagas pra Grande Final desse ano. São eles:
Victor Rodrigues de Lima, por ter acumulado mais pontos durante a temporada;
Lucas Alencar Siqueira Silva, pela Guilda dele ter arrecadado mais pontos dentre todas as outras e com isso ela deu a vaga pra ele;
Parabéns aos finalistas e não desanimem! Se você já tem vaga continue participando para ajudar sua Guilda e se você não tem sua vaga corre que ainda dá tempo de garantir a sua.
Por fim venho deixar dois depoimentos sobre os eventos de 3×3, vulgo Guild War, de dois Duelistas que são muito influentes no Game local.
“O torneio 3×3 acima de tudo foi divertido, principalmente pelo fato de você jogar pelo seu time, te passava uma segurança de poder perder por que não dependia só de você, mas por outro lado também te deixava inseguro, pois mesmo você ganhando sua equipe poderia perder. Acho q foi de grande ajuda para o crescimento de todos como jogadores, já que a maioria, inclusive eu, nunca tinha disputado um torneio de tal caráter. Outro ponto bacana, foi as estratégias usadas na hora de escolher a ordem do time, já que isso ajudou bastante, já que definia a ordem dos confrontos.” – Victor Rodrigues de Lima – Duel Rulers
“Vou deixar aqui minha opinião sobre a primeira Guild War realizada em Goiânia , e também sobre a própria iniciativa de implantação do sistema de guilda. Acredito que toda iniciativa que vise organizar o jogo e os jogadores é benéfica de um modo geral pro crescimento do jogo de forma competitiva , a formação de grupos instiga a disputa e promove o crescimento coletivo dos jogadores, por ser um jogo complexo que envolve investimento financeiro e intelectual , o fato de você poder contar com a ajuda (seja ela de ideias ou cartas dos companheiros) favorece o desenvolvimento individual de cada membro da equipe, como ninguém quer ficar pra trás na disputa a equipe vai trabalhar nas falhas de seus membros, o bacana é que, em um sistema regular onde impera o individualismo, um jogador que tem uma falha técnica provavelmente não conseguiria sana-la senão por conta própria.
A respeito da primeira guild war, estava preocupado inicialmente com qual seria o sistema utilizado , mas fui surpreendido positivamente ao saber que jogaríamos com o padrão de torneios 3VS3 da Konami, um tipo de torneio que já tive a oportunidade de participar e achei muito legal, por que realmente me parece justo, a equipe mais bem preparada provavelmente vencerá, o fator sorte é reduzido absurdamente nesse tipo de campeonato, e apesar o resultado negativo da minha equipe nessa primeira etapa, sou a favor da continuidade desse sistema, e acho que o mais importante pra galera é tentar resolver as falhas da própria equipe sem prepotência e sem querer direcionar a culpa pra um ou outro, se alguém do time vai mal , isso passa a ser problema de todos e não só daquele membro, é também importante tentar enxergar as próprias dificuldades e saber lidar com as dificuldades dos outros sempre presando a amizade e a boa convivência.” – Carlos Henrique de Araujo Freitas – Players da Zoeira
Muito obrigado a todos e até a próxima!