Alô senhores(as) Duelistas!
Hoje vamos abordar um assunto que pouca gente discute, tanto por ser um estilo de jogo pouco disseminado quanto por não agradar muitos players. Porém é um estilo de jogo que é adotado em torneios durante eventos como o YCS. Sim, estamos falando do TAG.
Muitas dúvidas giram em torno do assunto, como:
– Deve-se utilizar 8000 pontos de vida para cada player ou equipe?
– Quem pode ativar as cartas no turno do oponente?
– É igual o Tag do PSP ou Nintendo DS?
Por isso, andei pesquisando com alguns juízes e em materiais disponibilizados pela própria Konami para sanar todas as dúvidas.
Regras para o Duelo de Duplas (Tag Duel)
- A partida (Match) é realizada entre duas equipes de dois duelistas, designados como Duelista A e Duelista B. Os parceiros de equipe devem se sentar próximos um ao outro com a equipe oponente do outro lado da mesa.
- Para o torneio, as designações de cada Duelista (A ou B) é determinada no início do evento e devem permanecer até o final.
- O nome do Duelista A é o primeiro nome registrado no Formulário de Inscrição do Time. O Duelista B é o Segundo nome a ser registrado no Formulário de Inscrição do Time.
- Cada Duelista possui 5 Monster Card Zones.
- Cada Duelista possui 5 Spell e Trap Card Zones.
- Cada Duelista possui sua própria Field Spell Card Zone.
- Cada Duelista possui 2 Pendulum Card Zone.
- Cada Duelista possui sua própria Deck Zone e Extra Deck Zone.
- Cada Duelista possui seu próprio deck. (2 Decks por equipe).
- Cada Duelista possui seu próprio Graveyard (Cemitério). Duelistas podem utilizar o Graveyard do companheiro como se fosse o seu próprio.
|
Exemplos |
Duelista 1A ativa Call of the Haunted. Ele pode fazer alvo em um Monster Card no Graveyard de seu parceiro de equipe. |
| Duelista 2A possui 2 monstros “Lightsworn” em seu Graveyard. Seu parceiro possui 2 monstros “Lightsworn” diferentes do Duelista 2A. Ambos os jogadores (em seus respectivos turnos) poderão realizar o Special Summon de Judgment Dragon, uma vez que ambos os jogadores possuem 4 monstros “Lightsworn” com nomes diferentes em seu Graveyard. | |
| Duelista 1A possui 1 monstro LIGHT em seu Graveyard. Duelist 1B possui 1 monstro DARK em seu Graveyard. Qualquer um dos jogadores (em seu respectivo turno) poderá banir os dois monstrous para realizar o Special Summon de Chaos Sorcerer. | |
| Duelista 1A possui 2 monstros DARK em seu Graveyard. Seu companheiro de equipe também possui 2 monstros DARK em seu Graveyard.Nenhum Duelista poderá realizar o Special Summon deDark Armed Dragon, pois combinado, ambos possuem mais de 3 monstros DARK em seu Graveyard. |
- A equipe possui um total de 16.000 Pontos de Vida combinados. (Se chegar a zero, a equipe perde)
- Cada Duelista deve ter o seu próprio Extra Deck. (Duelistas só poderão realizar o Summon dos cards de seu próprio Extra Deck e não os de seu companheiro.)
- Qualquer membro de uma equipe poderá usar qualquer Monster Card em jogo, do lado do campo do parceiro, para realizar Tribute Summons, Ritual Summons e Extra Deck Summons. (Exemplo: Você poderá usar o monstro de seu parceiro de equipe para um Tribute Summon).
|
Examplos |
Duelista 1A possui um monstro Level 4 virado para cima em seu lado do campo. Seu parceiro de equipe poderá usar aquele monstro para realizar o XYZ Summon deNumber 39: Utopia. |
| Duelista 1A possui um Monstro setado em seu lado do campo. Seu parceiro de equipe poderá usar aquele monstro como tribute para realizar o Summon de Jinzo. |
- Companheiros de equipe não poderão ativar os efeitos de Spell Cards velocidade 1 (Efeitos Ignição, Spell Cards normais, etc) que se encontram no lado do campo do parceiro.
| Exemplos | Duelista 1A possui um Cannon Soldier virado para cima em seu lado do campo. Seu companheiro de equipe (Duelista 1B) não poderá ativar o efeito de Cannon Soldier em seu respectivo turno. |
| Duelista 1A possui Dark Hole virado para baixo em seu lado do campo. Seu companheiro de equipe (Duelista 1B) não poderá ativar Dark Hole em seu respectivo turno. |
- Companheiros de equipe podem conversar, comparar mãos e compartilhar informações livremente um com o outro. A equipe deverá entrar em um consenso antes de realizar jogadas que envolvam os cards alheios. Toda e qualquer comunicação deve ser verbal, em linguagem clara e bom som, de forma que as duas equipes possam ouvir. O time perde se os pontos de vida da equipe chegarem a zero ou se qualquer um dos jogadores não puderem “sacar” cards de seu deck quando necessário.
- Se um Duelista realizar uma condição especial de vitória (como Final Countdown ou Exodia the Forbidden One), aquela equipe vence.
- Cartas Limitadas são contadas por equipe e não por duelista. Portanto, só poderá haver UMA cópia de um card Limitado, indiferente de qual deck esteja de um dos jogadores da equipe, fazendo um total de UM card que a equipe pode usar.
| Exemplos | Duelista 1A possui uma cópia de um card Limitado em seu Main Deck. Seu companheiro de equipe (incluindo Main, Side e Extra Deck) não poderá conter aquele card. |
- Cards Semi-Limitados são contados por equipe e por Duelista. Para cada card Semi-Limitado, cada equipe poderá incluir 2 cópias em qualquer combinação entre os decks da equipe.
| Exemplos | Duelista 1A possui a cópia de um card Semi-Limitado em seu Side Deck. Seu companheiro de equipe poderá utilizar apenas uma cópia deste card em seu Main, Side e Extra Deck, pois combinados, a equipe já está atingindo o limite máximo de 2 cópias. |
- Ambos os Duelistas poderão utilizar até 3 cópias de um card que não está na Lista de Banidas / Limitadas. (Exemplo: Ambos os Duelistas de uma equipe poderão usar até 3 cópias de Mystic Tomato, totalizando um máximo de até 6 cópias na equipe).
| Examplos | Duelista 1A possui 3 cópias de um card não limitado em seu Deck. Seu companheiro de equipe (incluindo Main, Side e Extra Deck) também poderá utilizar 3 cópias deste card em seu Deck. |
- Procedimento dos Turnos
- Duelistas da mesma equipe devem sentar um ao lado do outro, o Duelista A deverá sentar ao lado direito do Duelista B. A Equipe 1 serão Duelista 1A e 1B enquanto a Equipe 2 serão Duelistas 2A e 2B. A ordem de turnos começa pelo Duelista A da equipe que escolher começar e então é alternado entre as equipes.
- O Duelista A de cada equipe sempre será o primeiro dos dois duelistas a jogar.
- O primeiro Duelista a poder atacar será o duelista a jogar por último. (No caso acima, o Duelista 2B).
Ordem dos turnos:
- Equipe 1 Duelista 1A
- Equipe 2 Duelista 2A
- Equipe 1 Duelista 1B
- Equipe 2 Duelista 2B
- Equipe 1 Duelista 1A
*Continua até que uma das equipes vença.
Duelos em Dupla (Tag Duel) são realizados em partidas (Match) no formato “Melhor de UM”.- As rodadas do Tag Duel possuem 40 minutos de duração máxima.
- As rodadas dos Duelos de Dupla (Tag Duel) utilizam os “Procedimentos de Encerramento de Partida” dos eventos Tier 1.
- O Duelista da vez encerrará o seu turno e cada um dos outros Duelistas irá contar como os três (3) Turnos Extras.
- Atacando
- O Duelista da vez poderá atacar apenas com os monstros em posição de ataque do seu lado do campo, em suas 5 próprias Monter Card Zones. Duelistas não poderão atacar com os monstros de seu parceiro.
- Se existir um monstro no lado do campo do oponente (indiferente de que Monster Card Zone ocupe e de qual duelista), aquele monstro deverá ser atacado antes de atacar os pontos de vida diretamente.
- Regras adicionais
- Durante o turno de um Duelista, qualquer Duelista da Equipe Oponente poderá ativar Spell Cards velocidade 2 ou outros efeitos de mesma velocidade. Seu parceiro também poderá ativar Spell Cards velocidade 2 ou efeitos de mesma velocidade também, como se estivesse utilizando no turno do oponente.
Exemplos Duelista 1A declara um ataque em um monstro virado para cima do Duelista 2A com o seu próprio monstro LIGHT. Qualquer um dos 4 Duelistas poderá ativar o efeito de Honest. - Quando um Duelista ativa um efeito ou executa uma ação, cada um dos outros Duelistas recebem a oportunidade de acrescentar um efeito à corrente ou responder a ação antes dela ser resolvida. A ordem de Duelistas à decidir responder essa ação segue na mesma ordem da passagem de turnos dos Duelistas, sempre de modo à resolver a corrente da ação em questão.
Exemplos Duelista 1A ativa um Spell Card. O primeiro duelista elegível à acrescentar algo a corrente é o Duelista 2A, seguido do 1B, seguido pelo 2B, etc. Se o Duelista 2A escolher não acrescentar qualquer efeito à corrente e o Duelista 1B acrescentar algo à corrente (Chain Link 2), o Duelista 2B não poderá ativar uma Counter Trap Card para responder o efeito ou ativação da Chain Link 1. - Se múltiplos “efeitos de disparo” (trigger effects) foram ativados ao mesmo tempo, o Duelista do turno em questão iniciará a corrente como Chain Link 1, seguido dos efeitos de seu companheiro de Equipe, finalmente, pelos efeitos de seus oponentes (na ordem em que escolherem).
- Efeitos de cards que contam turnos, contam todos os turnos apropriadamente.
Examples Swords of Revealing Light é ativada pelo Duelista 1A da Equipe 1. Equipe 2 não poderá atacar durante o próximo turno do Duelista 2A (1 turno), o próximo turno do Duelista 2B (2 turnos) e o turno após a vez do Duelista 2A (3 turnos). Swords of Revealing Light será destruída no final daquele turno, porque três turnos dos oponentes se passaram. Final Countdown conta o turno de cada duelista individualmente (de todos os 4 Duelistas). - Efeitos de Cards
- Se um card especifica afetar um “oponente” e parte do efeito do card afeta a mão, Deck, Extra Deck, Graveyard ou Zona de Banidos, então o Duelista deve aplicar esse efeito ao Duelista oponente sentado em sua frente.
Exemplos Duelista 1A ativa Secret Barrel. Apenas os cards do oponente sentado diretamente em sua frente serão contados para o seu efeito. Duelista 1A ativa Smashing Ground. Duelista 2A ativa Dark Bribe. Uma vez que Dark Bribe resolve, o Duelista 1B irá comprar um card pelo efeito de Dark Bribe, isso porque o Duelista 1B está sentado diretamente na frente do Duelista 2A. - Se um card afeta apenas o lado do campo do seu oponente, ela afetará ambos os oponentes.
- Se um card especifica afetar todos os Duelistas, Monstros, Spells ou Traps, então afetará aos dois times (todos os 4 Duelistas).
- Se o card afeta “ambos os duelistas” ou “cada jogador”, então o Duelista que ativou o efeito e o oponente sentado à sua frente serão afetados.
Exemplos Duelista 1A possui Hand Destruction e mais dois outros cards em sua mão. Duelista 2A possui apenas um card em sua mão, porém o Duelista 2B (duelista sentado diretamente de frente para o Duelista 1A) possui 2 cards na mão. Duelista 1A pode ativar Hand Destruction já que ela afeta apenas o Duelista que a ativou e o Duelista sentado diretamente em sua frente. - Se um card se refere a outro card como “você controla” ou “em seu (sua) mão”, Deck, Extra Deck, Graveyard ou Zona de Banidos, ele também irá contar os cards de todas as “Zonas” de seu companheiro de equipe também, como se fossem seus. Da mesma maneira, cards que usam a referência “seu oponente controla”, contam o lado do campo dos DOIS oponentes.
Exemplos Duelista 2A e 1A possuem 1 Monstro em seu lado do campo cada. Duelista 1B não poderá realizar o Special Summon de Cyber Dragon uma vez que seu companheiro controla um monstro. Duelista 1A possui Vanity’s Emptiness virado para cima. Se um card do Duelista 1B for enviado do lado do campo dele para o Graveyard, Vanity’s Emptiness é destruída. Duelista 1A possui uma Spell / Trap Card virada para baixo. Seu companheiro de equipe não poderá ativar o efeito de Treeborn Frog que faria seu Special Summon do Graveyard, uma vez que seu parceiro controla Spell ou Trap Cards. - Um Duelista pode permitir que seu parceiro use monstros de suas Monster Card Zones para Tribute Summons, Ritual Summons, Extra Deck Summons ou para outros efeitos apropriados.
- Cards setados por um Duelista podem ser visualizados pelo seu companheiro de equipe, no entanto, devem ser ativadas pelo Duelista que as setou.
- “Dono” significa a mesma coisa que em um Duelo Padrão. O “Dono” é o Duelista proprietário do Deck onde o card começou a partida.
- Se um card previne seu oponente de realizar ações, este card previne os dois oponentes. Se um card previne você de realizar uma ação, este card também previne seu parceiro de realizá-la também.
Exemplos Duelista 1A possui Kycoo the Ghost Destroyer virado para cima em seu lado do campo. Tanto o Duelista 2A quanto 2B não poderão banir cards de seus Graveyards. Duelista 1A ativa Reckless Greed. Sua equipe terá que pular suas próximas 2 Draw Phases. - Regras Extras
- Cada duelista possui suas próprias zonas de cartas pêndulo. Com isso, caso um duelista queira realizar uma Pendulum Summon, ele deve ter suas próprias duas escalas e aplicar as regras normais como num duelo 1 contra 1, invocando monstros do seu próprio Extra Deck e mão. Os parceiros de equipe não compartilham as escalas de pêndulo.
- Caso uma carta pêndulo venha a ser destruída e for direcionada ao Extra Deck, ela irá para o Extra Deck do dono da carta.
Vale lembrar que essas regras acima foram um compilado de regras que eu reuni. E vale lembrar mais ainda, que a palavra de um juiz vale muito em caso de resolução de uma situação, independente do modelo do jogo, seja o normal, Tag, 3×3 ou outros. Em casos extremos, caso haja um Head Judge e você por ventura queira apelar a ele, cabe a você pedir para o Juiz que atendeu seu chamado que seja feita uma apelação ao Head Judge, sendo assim, como a palavra dele sempre é a última, esteja ele certo ou não, você deverá aceitar e seguir o jogo.
Espero ter ajudado vocês! E muito obrigado!
Teste